Título da Redação: Escravos do consumismo e da ostentação

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luara Borges


O século XXI é marcado por profundas inovações tecnológicas, como desenvolvimento de novas tecnologias, comércio através da Internet, globalização, dentre outros. A ostentação está diretamente interligada ao consumismo, e ela faz com que esse consumismo seja de forma exagerada e descontrolada. Essas duas vertentes se intensificam mais a cada dia que passa, em um mundo globalizado onde informações são disseminadas com grande rapidez não é difícil se espantar com tal coisa.
Inúmeras marcas de produtos apelam para o uso exacerbado de propagandas, mostrando o quão bom seria consumir determinado produto. Paralelamente a isso, há várias músicas que tratam a ostentação como uma forma de querer ser, mostrar para o outro o que possui. Isso gera um problema muito grande, porque as pessoas passam a consumir mais, e a invalidar produtos que ainda prestam só pelo fato de já estarem fora de moda, levando assim a um ciclo vicioso. A facilidade na aquisição desses produtos é uma maneira utilizada pelos empresários para as compras serem momento de descontração, e não de estresse.
O consumismo com o passar do tempo pode virar uma doença, conhecida como consumismo compulsivo. As pessoas compram só por comprar, e não por realmente necessitar do produto. Segundo vários analistas os consumidores de hoje estão consumindo mais do que realmente podem pagar, contraindo muitas dívidas.
Diversas possibilidades poderiam ser utilizadas para frear um pouco esse consumismo, por exemplo, políticas de consumo consciente e uma educação melhor poderiam ajudar nessa relação do ser humano com o bem de consumo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás