Título da Redação: Escravos capitalistas

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Emerson Alves


Muito se tem discutido acerca do consumo desenfreado de bens e o valor dado a esses produtos. Entretanto, alguns objetos e marcas tornaram-se um simbolo de ostentação para uma parte dos jovens, mesmo estes, em alguns casos, não possuindo condição financeira de adquirir tais produtos, tornando-se assim precursores desta prática capitalista.
Em consequência disso, nota-se cada vez mais pessoas adquirindo peças de alto valor para ostentar e tentar ser aceito em um certo modelo de sociedade. Tal prática tem sua origem no período da idade moderna com o mercantilismo, em que as potências europeias se lançavam ao mar em busca do monopólio comercial, explorando novos territórios e retirando destes metais preciosos e matéria-prima. É notório o sentimento capitalista presente em épocas distintas.
Por outro lado, existe uma camada da sociedade que não dispõe de condições financeiras para adquirir esses bens que são, muitas das vezes, não duráveis. Dessa forma, ao tentar o acesso a este "mundo da ostentação", estas pessoas tornam-se cada vez mais alienadas e vítimas desse sistema que visa apenas o lucro, tendo a mídia como a principal responsável por incentivar o consumo desses produtos. Pode-se perceber a necessidade de aceitação e o principal objetivo por parte das empresas.
Levando-se em consideração esses aspectos, é essencial uma mudança na concepção das pessoas do que é necessário ou não, mudança esta que deve vir do núcleo familiar, apresentando uma nova ideologia que busque melhorar o comportamento desses "ostentadores". Com isso, caminharemos para uma sociedade melhor e mais consciente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás