Título da Redação: Enriquecimento: sinônimo de realização pessoal

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por yasmim vicentini


Há cerca de 60 anos, a maioria da população morava no campo, de onde tirava seu pouco sustento e vivia na simplicidade. A geração seguinte nasceu na cidade, cresceu ouvindo que gente de sucesso era quem enriquecia. Seguindo essa lógica, ao alcançarem o êxito, o dinheiro já não era o suficiente, era necessário mostrar o que conquistou, e hoje, ostentar é uma aspiração.
Os jovens tornam-se imediatistas. O estudo não é o essencial, é somente um apoio para se projetar ao mercado de trabalho, onde, sem qualificação, as vagas restringem-se ao setor de serviços, no qual a remuneração não é suficiente para todos os caprichos que representam status. Aproveitando a situação, bancos oferecem cartões de crédito e empréstimos, um deleite aos que almejam ser respeitados pela sua aparência. Desse modo, o endividamento de famílias torna-se uma realidade no país.
Grande parte daqueles que conquistaram cargos bem remunerados e esbanjam poder, não alcançam a felicidade plena, uma vez que não exercem atividades coerentes com sua vocação, provocando insatisfação pessoal. Assim, clínicas psicológicas atendem milhares de pessoas por dia com problemas de depressão e transtornos psiquiátricos.
A preocupação hoje é mostrar às pessoas o que possui, e até mesmo o que não possui. Mas isso está custando a qualidade de vida da população. Ostentar dívidas e receitas de anti-depressivos não é a resposta de uma criança quando a perguntam “O que vai ser quando crescer?”. É preciso rasgar o rótulo, respeitar o ser e não o ter, priorizar o estudo, subir as escadas e triunfar, tendo aptidão e predileção pelo trabalho exercido. Dessa forma, cada um encontra sua verdadeira realização pessoal.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás