Título da Redação: Em busca do tênis perfeito

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por thaís dias


Nas últimas décadas do século XX, a popularização dos meios de comunicação de massa foi acompanhada pela evolução da publicidade. Como consequência , houve a explosão , no Brasil , a partir da década de 80, dos objetos do desejo. No país, tal exacerbação do consumismo apresenta aspectos peculiares, ao contrapor-se à realidade socioeconômica local.
A penetração do ideal do ter reflete a dominação cultural dos Estados Unidos sobre o Brasil. Os objetos "glamourizados" pela mídia trazem o modelo de vida estrangeiro, desvalorizando a cultura nacional. Dessa forma, o brasileiro deseja, muitas vezes, possuir bens inadequados ao seu ambiente e necessidades primordiais, e , principalmente, economicamente inviáveis à maior parte da população.
Por isso, nos centros urbanos, assiste-se ao crescimento de maneiras ilícitas de obter maiores ganhos. Num país em que a má distribuição de renda beira o absurdo, a população de baixa renda é submetida aos mesmos ideais consumistas dos mais ricos. De tal maneira, crianças e jovens miseráveis e sem perspectivas de educação ou emprego atiram-se ao tráfico de drogas e a assaltos em busca do tênis de marca.
Não apenas com a violência gratuita em níveis alarmantes, mas também com o alto número de golpes e a corrupção, observa-se a decadência moral da sociedade. Valores éticos, solidariedade e respeito são suprimidos em favor do consumo irracional numa economia que não o suporta. Com isso, cresce a descrença no futuro do país, fazendo com que essa prática apresente-se muito mais como um mal a ser exorcizado do que algo necessário para a evolução da população.
O consumismo exagerado, portanto, contribui para o agravamento das mazelas do país. Para reverter tal quadro, deve-se procurar o resgate da cultura nacional e a recuperação de valores através da mídia. Assim, em vez de propagar o "compre", essa propagará educação, fundamental na construção de um país justo. O tênis perfeito será finalmente substituído por um Brasil mais igualitário.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás