Título da Redação: Em busca de um novo tempo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Laise Farias


Com o fim da Revolução Industrial o mundo passou por várias transformações assim, houve o crescimento do consumismo e fez com que pessoas almejem um status social. A moda ostentação está cada vez mais se desenvolvendo e mais pessoas estão adquirindo para sua vida social. Nesse contexto, é válido analisar as causas e as consequências que esse consumismo desenfreado poderá trazer a sua vida pessoal.
Observa-se de, início, que com a globalização do mundo moderno e com uma sociedade capitalista as pessoas passam a consumir mais. Isso porque as pessoas se vê na obrigação em adquirir cada vez mais a fim de alcançar um status relevante seja, social, econômico ou cultural. Com isso, pode desenvolver problemas pela prática abusiva do consumo. Assim, aproximadamente 51,2% da população não respeitam seus limites de consumo.
É fundamental pontuar que são várias as consequências que o consumismo exagerado pode causar na sociedade. Isso ocorre pelo fato de que o consumismo pode gerar violência porque pessoas que não tem o acesso aos produtos roubam para tê-los. A má distribuição de renda afeta principalmente as pessoas que não tem um nível socioeconômico alto e não tem acessoa a bens e serviços que outras classe tem. Assim segundo o IBGE, aproximadamente 37,5% da população está endividada.
Compreende-se, portanto, que é necessário criar uma nova forma de pensar e agir afim de tentar evitar mais problemas futuros. Assim, o governo deve reduzir impostos nos produtos para que mais pessoas possa adquirir, intensificar os postos de fiscalização nas fronteiras para evitar a entrada de produtos piratas . A fim de que se tenha de, fato, uma sociedade melhor. Afinal, como afirmou o líder Nelson Mandela: "É preciso que uma nova era comece".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás