Título da Redação: Educar para ostentar

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Marina Oliveira


Funks ostentação, consumismo, uma busca eterna por aceitação social em forma de bens materiais. Imitar os ricos é arte há muito dominada pelos setores miseráveis da sociedade, mas só nos últimos anos tornou-se tão expressiva. A ostentação, atrelada sempre ao consumo exacerbado (inspirado na cultura norte-americana) é baseada no ter para ser. Consumir para ser aceito.
A famosa ostentação, termo largamente utilizado pelas mídias recentemente, tem como propósito inconsciente "compensar" as mazelas sociais dos mais pobres. O ato de comprar carros e roupas de marcas famosas é como uma chave de entrada para o nicho social da elite. Ostentar como um escape para suas dificuldades.
Esse consumismo, essa necessidade de comprar a fim de tentar ser algo que, muitas vezes, nunca será faz parte da cultura mundial há décadas. O que não é exclusivo das periferias, porém é onde esse fato torna-se mais alarmante. Se a ostentação é como um escape, uma ilusão, por que não fornecer para essas pessoas recursos necessários para uma ascensão social verdadeira?
O que é realmente necessário, portanto, é uma nova conjuntura social nessa área. A ostentação é, de forma simplista, o quadro de um indivíduo sonhando com o leque de oportunidades que alguém da elite possui. A base do problema desses sonhadores é o precário acesso a uma educação de qualidade no Brasil. Consequentemente, urge projetos que visem a melhor infraestrutura das escolas, a melhor qualificação, o acesso à esse ambiente educativo. O que implicaria inclusive, na criação de escolas gratuitas nas favelas, por exemplo. Com tais medidas e investimentos, esse indivíduo não precisa ostentar para simular uma ascensão. Ele terá competência e oportunidades para fazê-lo verdadeiramente

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás