Título da Redação: Do subconsciente ao bolso

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A Revolução Industrial ampliou a capacidade produtiva e iniciou o processo de expansão do mercado consumidor, que tem seu ápice com a Globalização. Nesse sentido, a exacerbada exposição a propaganda, juntamente com a obsolescência programada e aspectos psicológicos alteraram a concepção de necessidades, como alimentação e água, para perfazer-se de smartphones.
A ideologia consumida é sustentada diariamente através de propagandas televisivas e nas redes sociais. Assim, a necessidade de obter tal produto é mantida na memória RAM cerebral, o subconsciente, e constantemente nutrido por merchandising. Logo, o comportamento de hiperconsumismo está correlacionado com a alienação continua e cada vez mais imperceptível.
Atrelado ao fator psicológico há a indispensabilidade de pertencer a grupos sociais. Dessa maneira, a primordialidade de consumir as novidades mercadológicas torna-se fator de sociabilidade em diversas relações, principalmente entre as crianças e os jovens. Outrossim, há o consumismo de produtos que atribuem status e demonstram para a sociedade o poder aquisitivo do ser que o tem, como os aparelhos da marca Apple.
Dessa maneira, medidas cabíveis devem ser tomadas. Logo, o Governo Federal deveria alterar o Código Nacional de Autorregulação Publicitária para atribuir maior poder coercitivo - de proibição de campanhas, por exemplo - para a CONAR - Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária. Pois, a diminuição na divulgação de mercadorias minimizaria a alienação e as compras por compulsão.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018