Título da redação:

Deveríamos ser o que comíamos e não o que possuímos

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 23/04/2015

Os seres humanos estão se tornando fontes midiáticas. Logo, estão mais expositivos. A sociedade mundial baseia-se descontroladamente nessas fontes que influenciam o fluxo de vida da mesma. A mídia por ser usada desenfreadamente gera consequências para os usuários. As pessoas são bombardeadas diariamente por propagandas que na maioria das vezes objetivam desmoraliza-las por não possuírem os produtos em questão. Para isto os que se sentem lesados de alguma forma por não possuir o produto mais vendido do mercado passam a desenvolver uma necessidade de consumo do mesmo. O consumo que é de longe semelhante ao consumismo se torna maior que acaba se tornando consumismo. O consumismo passa a ser uma saída para o preenchimento do ego. O ser que se sente melhor por possuir produtos até mesmo inacessíveis para condições financeiras de alguns sofre de uma necessidade de expor a sua riqueza, digamos, pois possuir roupas, sapatos e carro do ano é pra quem é bem remunerado economicamente, para isto utiliza as mídias que já foram citadas anteriormente. Ostentar é mostrar com vaidade, desmerecimento. Ou seja, é expor o fato de você ser melhor que o alguém que não possui o que você possui. As consequências do capitalismo exercem poder e peso em toda sociedade na qual a construção humana quanto a caráter e opiniões é levada em consideração. A sociedade, mais precisamente cada ser racional, deveria tomar consciência quanto a humildade. Pois, além de ser um sentimento bonito é um sentimento que engrandece um ser mais que qualquer poder financeiro. Também sobre a alta exposição porque você não é o que tem. Já as propagandas deveriam seguir uma reta de ressaltar sentimentos nos seres humanos e não egocentrismo. Enfim, de acordo com a frase popular "você é o que você come" deveríamos ser o que comíamos e não o que possuímos.