Título da Redação: Cultura consumista e sociedade

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Thalita Tavares



Desde a Revolução Industrial, os hábitos de consumo da sociedade se modificaram. Adquirir bens deixou de ser apenas necessidade, mas também modo de inserção social.A cultura do Hip Hop e funk ostentação revelam as aspirações e concretizações dos desejos de moradores de periferias. Esses demonstram que o consumismo é uma maneira de demonstrar a ascensão social e aceitação em determinado grupo.
De um lado, a propagação midiática por meio de propagandas e programas televisivos se utilizam da imagem de ícones, como atrizes famosas e jogadores de futebol, para associar características do famoso ao produto,causando alienação do espectador.Desse modo, a mídia introduz padrões de consumo para atingir em massa, consequentemente, o ''ter'' gera satisfação pessoal e move a indústria.
Por outro lado, a cultura de ostentação mostra as conquistas da sociedade marginalizada, que também possui poder de compra.Dessa forma, a exposição de bens está relacionada à inserção na sociedade. Além disso, essa cultura é uma tentativa de amenizar o preconceito em relação as comunidades periféricas - à exemplo de músicas que centralizam o indivíduo da favela e suas conquistas.
Segundo Aristóteles, o homem é um ser social.A partir dessa afirmativa, deduz-se que as ações humanas convergem para o pertencimento a determinado grupo ,ainda que se utilizem de bens materiais para tal fim.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás