Título da redação:

Consumo consome-te

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 09/07/2015

Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por um crescente desejo de se obter bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, felicidade, ostentação), atribuídos pelos meios de comunicação de massa. A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial, que trouxe consigo agilidade no processo de fabricação e juntamente, o desenvolvimento baseado na economia liberal, nos levando assim, ao consumismo alienado de produtos industrializados. A sociedade cria uma cultura onde o importante é ter algo que o outro não tem, criando assim uma relação de concorrência. O objetivo é criar num possível consumidor um descontentamento com aquilo que ele tem. Com isso, ele passará a consumir mais, porque não esta satisfeito com o que tem, precisando cada vez mais de algo melhor. Percebe-se que há um desequilíbrio nas relações entre os indivíduos, pois a prioridade se concentra em ideias materiais e que trarão reconhecimento. O capitalismo confunde as pessoas, pois gira em torno de que não é suficiente satisfazer somente as necessidades vitais, mas também os desejos, criando assim, uma relação de hierarquia, onde quem possui mais estará acima daqueles que estão sujeitos à exclusão por não possuírem condições de se enquadrar nesse padrão de vida. Portanto, vê-se que as grandes corporações contemporâneas assim o fazem, elegendo e difundindo ícones e símbolos para gravar suas marcas nos pensamentos alheios, influenciando-os a adquirir seus produtos. E assim, de imagem a imagem, caminha a humanidade.