Título da Redação: Consumismo: você o consome ou é consumido por ele?

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Tiago Henrique Viana


Desde o advento do Mercantilismo no mundo moderno, as trocas comerciais transformaram-se em importantes elementos da Economia. Porém, na atualidade essa relação entre o comércio e sociedade, deu origem a um pensamento consumista que cada vez mais consome a cabeça das pessoas.
A mídia, ocupada essencialmente em informar a grande massa, em muitas vezes, difunde ideologias. Essas ideologias apelam ao consumo exacerbado, e a um verdadeiro culto às grandes marcas industriais.
Marcas de sapato, de roupas, de produtos tecnológicos em geral, parecem, segundo os conceitos publicitários, agregar valor a certa pessoa ou situação. Em contrapartida, isso gera uma diluição do pensamento pessoal, dando margem à aspectos negativos do pensamentos globalizados. Analogamente, já dizia Max Weber em seu conceito de ação social, relacionando os efeitos da ação individual e coletiva.
Este panorama indica a necessidade de ampliação nas políticas públicas de fiscalização aos meios publicitários e midiáticos, visando futuramente, uma menor atenção exacerbada às marcas industriais propagadas por estes, e uma maior atenção pessoal, valendo os preceitos iniciais, por exemplo, da Revolução Francesa, tornando o Mundo, mais liberto, fraterno e igualitário.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás