Título da Redação: Consumismo e Ostentação

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Na sociedade atual não é difícil notar o elevado grau de consumismo, muitas vezes desnecessário, das pessoas. Isso é algo que vem se abrangendo cada vez mais e provavelmente não mudará tão cedo. Mas oque têm provocado essa sociedade capitalista mesmo em meio a uma crise?
Pode-se mencionar por exemplo a mídia como principal incentivo para o consumismo. Mas ele em sí não é um problema, muito pelo contrário, ele é necessário, uma ruptura nesse modelo representaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia e o acesso a elementos básicos seria dificultado.
Por outro lado o consumismo se torna um problema quando juntamente a isso está a ostentação, indicando que não é mais algo necessário ou de extrema importância; é apenas um luxo. E isso pode ser encarado inclusive como transtorno psicológico, um meio que as pessoas encontraram para fugir dos problemas. Um vício.
Levando em consideração esses aspectos, para por um fim, ou ao menos diminuir o consumismo e ostentação, assim como qualquer vício, deve-se investir em clinicas e/ou em professores especializados para incentivar e debater sobre o assunto em instituições de ensino. Assim como o incentivo serviu para entrar nesse mundo, também servirá para sair.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018