Título da Redação: Consumismo e Ostentação geram crises financeiras

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


É notório que com o passar do tempo o consumismo vem crescendo de forma gradativa. Diversas pessoas consomem até mesmo sem ter como pagar, e acabam se aprofundando em dívidas sem conseguir contorcer a situação. É evidente que as classes médias- alta possuem mais recursos para consumirem, e diversas vezes muitos que não possuem capital para isso acabam roubando e agredindo vítimas para usufruírem do produto desejado. Além do roubo e agressão, esta ação também impede que o país se desenvolva, pois, o mesmo necessita atender necessidades de países desenvolvidos.
Desde os tempos remotos sabe-se das diferenças sociais, e pessoas que possuem melhores condições consequentemente conseguem comprar produtos que estão na moda, e assim sair ostentando e exibindo-se para as demais. Alguns das classes inferiores já não possuem tantas condições financeiras e optam pelo famoso ‘’cartão de crédito’’, não tendo como pagar depois e pelo não pagamento ocorre os juros, quando fica mais difícil ainda quitar a dívida. Porém, desejam obter o objeto a qualquer custo, e diversas vezes a solução é roubar, e até mesmo agredir aqueles que não querem entregar seus pertences.
Um dos maiores fatores para um país ser subdesenvolvido é o consumismo. O País não consegue atender as condições básicas para a sobrevivência da população do seu país pois precisa atender à necessidade dos países desenvolvidos através da mão de obra barata. Assim, o país precisa produzir e fornecer materiais de forma mais barata e comprar pelo dobro ou triplo do que foi vendido. Uma das razões dos Estados Unidos ser considerado uma potência mundial se dá pelo fato do patriotismo, o que não acontece no país.
É preciso conscientização através de redes sociais, cartazes e até mesmo em jornais alertando as consequências do consumismo. Desde crianças é necessária essa conscientização, podendo assim, a escola ter papel fundamental sobre o assunto. Reduzindo o número de pessoas que entram em dividas e consequentemente o desenvolvimento do país e a diminuição da taxa de criminalidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018