Título da Redação: Consumismo e ostentação: figurinha repetida?

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Sammer Galvão


A ostentação mantida pela compra compulsiva não é um quadro exclusivo da contemporaneidade, mas essa atitude ficou mais acentuada com a disseminação rápida das informações por meio das redes sociais. Será que ao longo da história a ostentação e o consumismo continuaram ou o ser humano apenas mudou o uso dessas duas palavras?
Durante a Revolução Francesa, a população daquele país vivenciou, e manteve, a construção do monumento mais luxuoso da Europa: o Palácio de Versalhes. Construído por Luis XIV, esse palácio até hoje é uma demonstração de que o ser humano recorre ao consumismo para mostrar que riqueza é sinônimo de ser nobre.
Já nas décadas atuais, tem-se presenciado o auge das redes sociais e com elas vieram a ascensão das blogueiras: mulheres de classe média alta, que expõem as roupas e acessórios usados no dia a dia. Movidas a alcançar o mesmo status dessas blogueiras, muitas adolescentes compram descontroladamente, chegando até mesmo a endividar-se, para simplesmente sentir que estão em uma vida cheia de luxo e glamour.
De acordo com os fatos relatados, percebe-se que o consumismo, que ajuda a confirmar que ter é a única forma de alcançar boa reputação social, não é um traço próprio da modernidade, que foi acentuado pela atividade das blogueiras. Assim, deixa claro a necessidade das escolas em ensinar valores humanísticos que venham evitar que a nova geração seja movida a esnobar para "subir de vida".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás