Título da Redação: Consumir princípios e ostentar respeito.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Júlia Chaves


O consumismo ganhou forma, camufladamente, desde a vitória dos Estados Unidos na Guerra Fria, com o capitalismo. A globalização promove a ostentação cada dia mais. Hoje, marcas famosas internacionais, principalmente, são sempre simbolo de luxo. O consumismo e a ostentação levam pessoas de todas as faixas etárias a se esconderem atrás de roupas e acessórios de marcas, muitas vezes para serem aceitas em certos círculos sócias. Os jovens são os principais apreciadores da ostentação, sendo motivados em grande parte pela mídia.
O Capitalismo é o sistema econômico mais utilizado no mundo atual, com ele surgiu a globalização. Assim, um produto de um continente é levado à outro, com muito mais facilidade. Nem sempre esse produto é acessível à todas as classes sociais, pois com tudo o valor é bem maior que um mesmo produto de marca "desconhecida". Tornando-o um artigo de luxo e simbolo de ostentação. O brasileiro vem se tornando cada dia mais consumista, um hábito que passa de pai para filho.
Em dezenas de músicas brasileiras atuais, que estão no auge, é possível perceber o quanto a ostentação é vangloriada. Nas redes sociais, fotos de artigos caros é sinal de status, mas muitas vezes esse status não saí da tela do celular ou computador. Adolescentes são os principais alvos da mídia. O que leva a ao aumento dos níveis de bullying e preconceito social, principalmente, entre jovens. Em muitos casos, pessoas de baixa renda apelam para a criminalidade, não tendo condições de comprar algo por ter um alto preço, roubam.
Contudo, percebe-se que o consumismo e a ostentação, trazem benefícios apenas à as empresas de grandes marcas. Com a globalização, a mídia é a porta de entrada para quase tudo e melhor seria se isso levasse à população mensagens éticas, que mostre como é melhor ostentar princípios do que roupas de grifes e artigos luxuosos. Com isso, aumentando o respeito ao próximo e diminuindo a desigualdade social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás