Título da Redação: Ciclo do consumismo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Ciclo do consumismo
No que se refere ao consumo e ostentação, é possível destacar tanto aspectos positivos, quanto negativos. Se por um lado houve um crescimento no setor de vendas; por outro, os brasileiros se endividaram mais.
Relativo ao crescimento do setor de vendas, esse fato ocorreu devido à grande procura por bens semiduráveis como roupas, celulares e acessórios, principalmente os luxuosos. Tal efeito foi causado por influencias músicas e novelísticas que associam popularidade e felicidade à posse de objetos valiosos.
Não obstante, essa busca por realizações matérias trouxe consigo uma alta taxa de endividamento, uma vez que o valor dos bens adquiridos ultrapassa a renda mensal de alguns consumidores. Para pagar suas dívidas, certos indivíduos acabam entrando na vida criminosa em busca de dinheiro fácil e rápido, através de roubos e vendas de drogas.
O consumismo e ostentação, portanto, quando não são regrados e calculados com base na renda em que se possui, acabam gerando crises financeiras. Somando a isso, pode-se dizer que a família e a escola devem incentivar e orientar ludicamente os indivíduos, para que os mesmos tenham consciência de como administrarem corretamente seu dinheiro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018