Título da redação:

As raízes sociais do consumismo e da ostentação.

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 19/04/2015

Como disse o filósofo grego Aristóteles, "o homem é um ser social". Sendo assim, as relações interpessoais moldam o indivíduo e consequentemente estabelecem padrões de aceitação em um grupo. E com a cultura da ostentação e do consumismo não é diferente. Ser aceito é um desejo de todos, com isso dito torna-se simples entender o comportamento da geração atual em que o desejo pelo material é absurdo. Os produtos mais caros e modernos funcionam como um passe de inserção, por exemplo, em um grupo de pessoas que usam roupas de marca e que sempre acompanham as tendências do mundo moderno, alguém que foge a esse padrão sente-se deslocado. Além disso, é importante destacar o desejo de autoafirmação que acompanha o consumismo e a ostentação. A imagem construída, mesmo que falsa, leva ao sentimento de conforto. A maneira externa pela qual o indivíduo é visto ganha prioridade em relação a maneira interna. Sendo assim, essa mentalidade que está intimamente ligada as diferenças sociais e econômicas do país nos levam a cultura do consumismo e da ostentação. A mudança, no entanto, é possível. É um processo individual, em que o valor passa a ser agregado na qualidade e utilidade, tanto material quanto pessoal.