Título da Redação: A Problemática da Ostentação

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 3 anos por Alander Nadotti


Há, atualmente, no Brasil, uma nova moda - a ostentação -, que consiste em exibir bens materiais. Para grandes empresas, de roupas de grife por exemplo, esse consumismo exagerado é muito bom, no entanto, deve ser levado em consideração que uma sociedade extremamente consumista não só rejeita aqueles que não têm grande poder de consumo como também dá aos jovens uma visão deturpada da realidade.
Em relação à reação provocada pela ostentação nos jovens, há de se dizer que ela é realmente desinteressante a um país que pode vir a se tornar uma potência mundial. Apesar de o consumismo exagerado poder gerar lucros tanto para empresas do país como de fora, os jovens que hoje gastam o dinheiro de seus pais são as pessoas que, futuramente, comporão a gestão socioeconômica do país. Se estes forem pessoas frívolas que buscam unicamente ter e mostrar acessórios de luxo, o país certamente concentrará um baixo nível nos setores de educação e saúde, que são muito importantes.
Outro fator a se tratar é a maneira como são alocadas as pessoas com baixo poder aquisitivo na sociedade. A ostentação, de fato, só é conveniente a quem pode "ostentar". Os cidadãos que não possuem dinheiro para gastar com banalidades são tidos como inferiores numa sociedade que supervaloriza o status financeiro de cada um - isso é ruim, porque instiga a violência, através de uma vontade torpe de ascensão financeira provocada nos mais desafortunados.
A ostentação deve, portanto, ser evitada, tendo em vista que tende a atrasar o desenvolvimento socioeconômico da sociedade. Para orientar o rumo do país, a mídia deve parar de apoiar o consumismo inconsequente, que visa somente exibir. O governo também tem sua parte - este deve implementar, nas escolas, disciplinas que ensinem a pensar de forma mais ampla, contribuindo na forma como os jovens julgarão o que realmente é importante para eles.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás