Título da redação:

A ostentação e suas futilidades

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 28/04/2015

Sabe-se que o desejo de consumo dos brasileiros, é muito grande, tendo em vista, que a população tenta imitar uns aos outros, como é visto nas televisões e na musica, que mostra uma apologia ao gasto de dinheiro com futilidades, para se satisfazerem de bens materiais. Sabe-se também, que, muitas pessoas para não sair como menos favorecidas em relação as outras, tendem por vezes, mostrar uma ostentação sem condições, ou seja só para que os outros as vejam gastando, pessoas estas que por vezes passam por dificuldades financeira. Atualmente o movimento da ostentação está bem proliferado no Brasil, como por exemplo, é visto em vários os ritmos musicais (Funk ostentação, Arrocha ostentação, Sertanejo ostentação, Forro ostentação). Sendo uma forma de atrair e chamar a atenção do publico, que por sua vez lotam os "shows",devido o poder de fazer com que essas pessoas se sintam ricas no momento, mas quando passa, muitas as vezes encontram-se arrependidas. Tendo em vista, que esse movimento não é novo em alguns países, que seus artistas já usam dessa forma de incitar ao gasto, como é visto nos Estados Unidos da America, que desde da década passada, os cantores de “Hip Hop” usam da musica para mostrar um padrão de vida, com gastos desnecessários, sendo estes, falando em compras de roupas de marcas relógios de ouro e diversas coisas que são usadas para mostrar riqueza aos seus ouvintes. Sendo assim os cantores brasileiros, se inspirando na cultura Norte Americana, incluíram essa visão em usas musicas. Portanto, tendo em vista, esses fatores conclui-se que os brasileiros, influenciados por outra cultura, tendem a gastar o dinheiro que por vezes sofreram para ganhar, comprando coisas desnecessárias. Portanto, a população tem que ser menos influenciável, dessa maneira gastando seu dinheiro com coisas úteis para sua vida, fazer com parte deste dinheiro uma reserva para o futuro como aconselham os economistas.