Título da redação:

A ostentação e o consumismo

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 24/06/2017

A globalização teve inicio nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Um dos fatores para o pioneirismo português foi a necessidade e a curiosidade por novas especiarias e possivelmente ouro. Nesse contexto, torna-se evidente que na sociedade hodierna a necessidade de consumo e a neofilia se encontram presente sendo necessário discutir sobre seus pontos negativos na sociedade. Em primeiro lugar, é importante ressaltar a influência da mídia nesse cenário. Os meios comunicativos estão presentes no cotidiano de toda a sociedade e são os principais responsáveis por moldar, mesmo que de forma indireta, os padrões de consumo. A partir de novelas, filmes, propaganda e redes sociais, as indústrias de consumo determinam o que os indivíduos devem comer, vestir e como devem se comportar. "É doce andar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade". No trecho do poema Eu etiqueta de Carlos Drummond,o autor exprime a necessidade do ser social em usar marcas e artefatos famosos para suprir seu status social deixando de lado seu verdadeiro eu,sua verdadeira identidade. Além disso, é imprescindível pensar sobre como o ato de consumo age sobre os seres humanos. O que faz o indivíduo consumir exageradamente está relacionado ao processo de satisfação. No entanto, essa sensação de prazer não pode ser eterna, pois nos tornaríamos satisfeitos com as nossas aquisições e não precisaríamos comprar mais. Segundo Zygmunt Bauman o sofrimento é um efeito colateral da vida em sociedade e em meio a tantos caminhos dispersos o contentamento leva sempre ao mercado consumidor,tal fato evidencia-se no trecho do livro Modernidade Liquida "qualquer busca existencial, e principalmente a busca da dignidade, da autoestima e da felicidade, exige a mediação do mercado". Portanto,medidas são necessárias para amenizar o atual impasse da ostentação e o consumismo na sociedade contemporânea. Em primeiro lugar, a mídia tem papel fundamental nessa perspectiva, fazendo com que as pessoas queiram, frequentemente, alcançar os padrões inalcançáveis impostos pelos veículos de comunicação. Como defendeu George Orwell, “a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.”.Nesse sentido é de grande importância o estabelecimento de limites com sua publicidade , tendo a consciência do quanto um simples produto pode influenciar a vida de uma pessoa. Por isso, cabe ao Ministério das comunicações (MC) em fiscalizar essas propagandas de forma que sejam justas. Não só isso mas também, é de grande importância o apoio familiar e acompanhamento de crianças diante do consumo, nesse sentido é importante dialogar e manter controle sobre compras. Só assim teremos uma sociedade mais cautelosa e consciente diante do consumo.