Título da Redação: A ostentação e o consumismo.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 2 anos por Bender


Na contemporaneidade, é indiscutível a repercussão da ostentação e consumismo da sociedade brasileira. Com a colossal expansão da indústria de bens materiais e a intensa ideologia do consumo, que diariamente é pregada pelos meios de telecomunicação, o "ter" e o "parecer" tornaram-se mais importantes do que o "ser", em grande parte das relações interpessoais de todos as camadas sociais tupiniquins.
É bem verdade que a ideologia do consumo se faz presente na sociedade desde a primeira revolução industrial, quando o avanço técnico-cientifico proporcionou a produção de excedentes em larga escala e abriu as portas do mercado para o consumidor, iniciando, assim, o processo da "oferta e demanda". No Brasil, em decorrência das realidade díspares presentes, tal ideologia tem se fortalecido cada vez mais. O consumismo exacerbado em conjunto com a cultura de massa disseminada em todas as mídias, indo de músicas à programas de televisão, só fomentam ainda mais a sociedade do espetáculo, que culmina no ato de ostentar, onde ser ou não ser não é mais a questão, mas sim o ter e parecer.
A obsolescência programada dos produtos presente no mercado, que constantemente e facilmente são substituídos, tornando-se obsoletos em um curto período de tempo. só piora ainda mais a realidade do nosso país, na qual as marcas tornaram-se a nova identidade e símbolo de aceitação social.
Conforme o grande filósofo Nietzsche: "Todo conhecimento implica poder". Assim, aos nos apoderarmos do conhecimento adequado, teremos a capacidade para minimizar e resolver o problema da ostentação e consumismo da sociedade brasileira. Basta que o governo em conjunto com a mídia criem mais campanhas socioeducativas que conscientizem a sociedade sobre os malefícios do culto ao consumo e que haja a criação de uma lei que regule a distribuição exagerada de propagandas direcionadas a tal objetivo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás