Título da Redação: A necessidade de ser grande

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Julia P


Roupas de marca. Cordões de ouro. Carros importados. Mulheres com corpo avantajado. Não há quem nunca tenha visto, nem que seja pela mídia, pessoas que, através desses "objetos", transmitem sua tão sonhada ostentação, mesmo que não possuam poder econômico para isso. Esse consumismo exacerbado, gerado pela necessidade de ostentar, carrega em si um significado fútil, acompanhado pela alienação.
O famoso filósofo Sigmund Freud citou em um de seus livros: "tudo em você e em mim emana de dois motivos: a necessidade sexual e o desejo de ser grande." Essa necessidade de ser grande, importante, se dá em cada um de acordo com o meio social em que vive, e, deploravelmente, no caso de inúmeros núcleos sociais brasileiros, a necessidade de ser grande consiste no consumismo exagerado e cego, gerado pelo desejo de ostentar e de ser, vestir e agir como os percussores da ostentação, os MC´s.
A alienação dos Brasileiros é um fator preocupante nos dias de hoje. Ela faz com que, casos como o citado corrompa valores e implante uma situação de vida exemplo que poucos podem alcançar, assim favorecendo a criminalidade, que é vista como muitos como o único modo de ascender na vida econômica e de viver nos padrões que permita a ostentação.
De acordo com os fatos citados anteriormente, é notório que é preciso que se faça algo para mudar a atual mentalidade alienada. Cabe, portanto, aos governadores e prefeitos mudar as políticas de educação nas escolas estaduais e municipais, para que sejam introduzidos aos estudantes uma mentalidade livre de alienação e que pense de acordo com suas particulares necessidades de ser importante, e não de acordo com as necessidades da população em geral.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás