Título da redação:

A influência do modismo sobre a sociedade brasileira

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 23/04/2015

A globalização e o fácil acesso à informação, promove a disseminação de marcas famosas mundialmente, com isso veio a onda da ostentação muito aproveitado pelo comércio incentivando o consumismo. Enquanto na sociedade o problema for protelado, continuará também, culturalmente influenciável e isso só tende a piorar. No Brasil a mídia exerce forte influência à ostentação, muitos artistas são patrocinados por marcas famosas e caras com intuito de divulgá-las, em seu dia a dia e em suas redes sociais. Com isso é despertado no público o desejo de possuir os produtos afim de se tornar mais próximos de seus ídolos. As relações sociais também são muito determinantes no interesse de comprar, para sentir-se pertencentes a determinados grupos as pessoas tendem a adquirir hábitos compartilhados pelos mesmos. Usar as mesmas marcas de roupas e acessórios promove a eventual aceitação no grupo, mesmo não sendo esta sua realidade financeira. Na realidade cada vez mais a sociedade vem se tornando facilmente influenciável no que tange a propensão ao consumo de bens. Desde os primeiros contatos sociais as crianças já buscam a interação e aceitação dos colegas. A identidade pessoal é construída constantemente e a escola possui importante papel, podendo promover junto com os pais a auto-valorização nos alunos, enriquecimento cultural e levá-los a desenvolver uma personalidade crítica do mundo não se deixando posteriormente serem levados pelo modismo.