Título da Redação: A ideologia do consumo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O consumo como se vê hoje é um ato que ganhou força principalmente após o advento da classe burguesa que ocorreu no mesmo período do Renascimento comercial, e está diretamente atrelado ao sistema capitalista. É notório a associação feita pela sociedade entre obter algo e superioridade social e felicidade, ideia essa difundida principalmente pela publicidade. Porém, o consumo desenfreado tem trazido problemas como, elevação da criminalidade, degradação ambiental e aumento na produção de lixo.
É possível observar que durante a Idade Média apenas os nobres tinham o direito de se vestir bem, o que era usado como distinção social. Porém, com o nascimento da burguesia e logo após do capitalismo, as pessoas começaram a ter o poder de compra e passaram a usar roupas e objetos caros, e dessa forma almejavam o tão sonhado status de nobreza, mesmo isso não mudando o que elas realmente eram. E é o que ocorre atualmente, porém os aristocratas de hoje são os famosos, ricos e poderosos que a mídia elege, como modelos a serem seguidos, não apenas em relação à roupas e objetos, mas também ao padronizar um estilo de vida.
É perceptível a ideia que a publicidade traz quando faz uma analogia entre o consumo e a satisfação pessoal e social, bem elucidada pela frase que resume os valores do consumismo, que diz: “Para você ser, é preciso ter”. Porém, esse consumo sem limites está associado à vários problemas, como, o aumento da violência e do tráfico, visto por muitos jovens como uma maneira de ter acesso às maravilhas confeccionadas pela sociedade capitalista. Há também, o aumento exorbitante de lixo, já que os produtos são produzidos para serem trocados o mais rápido possível. Além da degradação ambiental e dos recursos naturais que são utilizados como matéria-prima para a produção de novas mercadorias.
Em virtude dos fatos mencionados, verifica-se que a educação é a principal ferramenta para a “construção” de consumidores mais conscientes. As escolas precisam repassar desde cedo para as crianças, o que representa o consumo sem limite a nível individual, social e para o meio ambiente, e dessa forma ajudando-as a entender e aprender a consumir realmente o que é necessário. O governo deve usar mais os meios de comunicação a seu favor, para lançar campanhas com o intuito de ajudar e incentivar às pessoas a praticarem os 3Rs, que seria, reduzir o consumo, reutilizar e reciclar objetos, além de instigar a compra de objetos com maior durabilidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás