Título da Redação: " Uma dose de fundamentalismo"

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Afonso Sodré


No que se refere a intolerância religiosa é possível afirmar que o Brasil, apesar de ser um país democrático, ainda se encontram pessoas com pensamentos considerados fundamentalistas. Questões desse tipo se evidenciam como consequência da miscigenação e também da ineficiência no setor educacional básico.
Índios nativos, portugueses, africanos, franceses e alemães, estes são alguns dos povos dos quais a população brasileira descende . Assim, o país se tornou um Estado multifacetado, isto é, com várias identidades. Dessa forma, diante do contexto histórico promoveu-se por um lado, a desigualdade aquisitiva e por outro, a diversidade cultural, já concretizadas desde a colonização, onde tais aspectos são convenientes a divergências e consequentemente a conflitos religiosos.
Entretanto, o Estado brasileiro não possui grupos "jihadistas" como Al-Qaeda e Estado Islâmico(EI), grupos estes, extremistas, e predominantes em boa parte do Oriente Médio. Mesmo assim, não é raro se deparar com momentos de contradição religiosa que muitas vezes acabam por gerar violência. Com isso, se percebe que a dimensão de tal intolerância no país não é extrema como nas regiões onde predomina o islamismo por exemplo, no entanto, diante da soberania popular há falta de tolerância por parte da população.
Perante a essa realidade o povo brasiliense se tornou uma pátria de inclusão social. Todavia, a educação básica em muitas regiões se mostra precária, a qual é uma aliada no combate a intolerância religiosa, pois a nação que investe em educação, investe no combate a violência, ao analfabetismo, a ignorância, e muitos outros problemas que estão diretamente ligados ao tema abordado. Sendo assim, os benefícios que tal investimento pode proporcionar são inúmeros, onde se incluem por exemplo, o acesso à cultura e esporte, o alerta desde cedo às pessoas sobre a realidade nacional e mundial, e desse modo, desenvolver projetos de cunho social e articular uma sociedade cada vez mais tolerante em relação a diversidade de crenças existentes.
Contudo, para que as ideias citadas se concretizem de forma eficaz, é necessário a Federalização da Educação Básica. Isto porque, políticas como essa carregam consigo um imenso projeto que abrange muitos setores, tal como a valorização do professor e outros, já citados anteriormente. Então, a partir dos conceitos mencionados se compreende o grande "peso" que uma educação de qualidade tem, e que a escola é um dos lugares mais importantes de uma nação séria.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás