Título da Redação: um pais sincretico?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por iracilda carolina


Durante o Imperio Português a igreja exercia papel fundamental na gerencia do estado obrigando a população a seguir o catolicismo,no entanto, após a proclamação da república o governo se desligou do clero e decretou a laicidade do estado. Como consequência disso toda forma de fé passa a ser aceita e obrigatoriamente respeitada. No entanto atualmente, tem se percebido um expressivo crescimento da intolerância religiosa , principalmente contra religiões ditas espiritas, que supostamente teriam ligação com entidades demoníacas. A partir disso surge um questionamento, até que ponto o fanatismo religioso é aceitável em uma sociedade marcada pelo sincretismo?
Um olhar mais aguçado diante da história das religiões nos leva a perceber que mais que um mecanismo ideológico, toda religião é também uma plataforma política econômica.É visível o quanto lideres religiosos usam de mecanismos para persuadir o fiel, e fazer com que ele não abandone o templo uma vez que são eles que o custeiam. Essa ideia reforça o sentimento exclusivista e o fanatismo e gerando repulsa as demais religiões.
No entanto tal comportamento gera um paradigma : O desrespeito as demais crenças é um desrespeito a própria crença, uma vez que ,todo o sagrado é cultuado na base da fé e do respeito. Aprender a conviver com o diferente é um dever, que deve ser ensinado a criança desde seus primeiros anos de vida. O Brasil é reconhecido mundialmente por um país miscigenado e a variedade não se limita apenas aos povos, ela se estende também as ideologias, as formas de crença e estilo de vida, essa variedade é reconhecida por lei e garantida pelo estado caso estas sejam violadas cabe ao individuo buscar medidas que punam esses infratores.
Para diminuir o problema a educação é sempre o melhor caminho, ensinar nas escolas as diversas religiões seus costumes e crenças ensinando a criança respeita´-las independente de qual seja a sua , bem como medidas rápidas como a criação de delegacias especializadas em crimes de ódio que punam severa e efetivamente esses crimes. A religião é ópio do povo, já dizia Marx no entanto essa deve ser praticada de forma saudável, garantindo assim uma convivência harmônica entre os povos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás