Título da Redação: Tolerar é sinônimo de respeitar

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Daielly S S


A sociedade brasileira, como em qualquer outra sociedade, tem vivenciado, ao longo dos anos, atos que favorecem a intolerância religiosa. O direito de criticar dogmas é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença são crimes imprescritíveis.
Os indígenas do Brasil primitivo foram alvos de grande intolerância religiosa praticada pelos colonizadores que alegavam que os mesmo não possuíam alma, já que praticavam a antropofagia, pois acreditavam que a ira de seus deuses seria aplacada. Em função de possuírem religião diferente da dos colonizadores, foram catequizados, a fim de praticarem o catolicismo.
Outro grande alvo de intolerância religiosa foi o jornal satírico Charlie Hebdo, cujo um massacre ao mesmo abriu o ano de 2015 em Paris, na França. O ataque foi causa do ódio extremo às caricaturas do jornal por terem usado a imagem do líder islâmico Maomé para uma de suas piadas. O jornal tem suas críticas asseguradas pela liberdade de expressão, já os terroristas, demonstraram, por outro lado, grande intolerância, ato que causou até mesmo mortes.
Medidas preventivas devem ser tomadas, tais como: palestras para pessoas de todas as idades mostrando a diferença entre crítica e intolerância. Educação de qualidade às crianças, pois como disse Jean Jacques Rousseau com base em sua teoria da tábula rasa – a criança é como uma folha em branco – sendo assim, elas devem ser ensinadas a amar e a respeitar, mesmo que respeitar não signifique concordar, assim como disse Mahatma Ghandi: Tolerar não significa aceitar o que se tolera.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás