Título da Redação: Tolerância mascarada

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Andresa Duarte


Em época de atentados ao semanário Charlie Hebdo e Primavera Árabe, o Brasil desponta como pacífico e sem distinção entre religiões e credos. Todavia, essa ideia é errônea e mostra certa hipocrisia nacional em relação às práticas religiosas. Diariamente, denúncias são feitas devido o preconceito e pessoas são atacadas de diversas formas por conta de suas ideologias, o que demonstra a real intolerância.
O Brasil é um país que nasceu pautado na diversidade, variados povos participaram da colonização – judeus, africanos, indígenas e europeus – e contribuíram para a vasta formação cultural brasileira. Entretanto, é um absurdo constatar a existência do preconceito mesmo com a pluralidade. Regularmente, diversos indivíduos são julgados por esses novos “tribunais inquisidores” só por conta de suas crenças. Segundo um relatório da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2014, 149 denúncias de intolerância foram realizadas. Isso demonstra a ausência da superação das diferenças totalmente.
Além da questão das denúncias, a internet tornou-se uma forma de arma no preconceito. A ONG SaferNet Brasil recebeu quase 250 mil denúncias anônimas de páginas com teor intolerante as diversas crenças principalmente as de origem afrodescendente. A facilidade e a rápida propagação de notícias faz com que os infratores sintam-se impunes e livres para atuarem plenamente. Essa situação é crítica e merece atenção, principalmente por infringir um direito do cidadão que é a liberdade de culto estabelecida pela Constituição de 1988.
Em suma, mesmo o Brasil aparentando ausência de preconceito, infelizmente, ele existe. É necessário, portanto, medidas para mudar essa conjuntura como, uma educação religiosa nas escolas que mostre a diversidade de culto, por meio de materiais didáticos. Dessa forma, ensinando as crianças sobre importância do respeito pleno ao outro. Ademais, uma fiscalização do conteúdo cibernético por parte do Estado, por meio de agências e punições mais rígidas. Essas medidas contribuirão para diminuir os entraves com relação a intolerância religiosa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás