Título da Redação: Tolerância é bom mas respeito é melhor.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Brenda Marques


A intolerância religiosa no Brasil se deve a fatores históricos e, principalmente, ideológicos. Assim, a falta de respeito com alguma crença ou com a falta dela, além de ferir o direito as escolhas individuais, pode levar a violência e em casos extremos a guerras.
O Brasil ao ser colonizado por Portugal já apresentava um mosaico de religiões, entre elas a politeísta dos indígenas, a católica dos portugueses e a umbanda dos africanos trazidos para trabalhar como escravos na produção do açúcar. Desde então surgiu um dos primeiros sinais de intolerância religiosa, o qual pode ser notado quando os jesuítas desapropriaram a religião dos índios impondo o catolicismo.
Entretanto essa imposição de uma religião em detrimento de outra perdura até os dias atuais, pois a essência do fanatismo religioso é a superioridade de tal crença sobre as demais formas de compreender os mistérios da vida. Daí a necessidade do respeito ao credo de cada individuo para preservar as escolhas individuais e a harmonia social, evitando situações como as guerras e o terrorismo causado por radicais religiosos, os quais fazem atrocidades em nome de um deus.
Tendo em vista que o Brasil é um país laico e as conseguencias da intolerância religiosa, faz-se necessário o desenvolvimento de campanhas, em escolas e através dos meios de comunicação, para conscientizar a população sobre a importância de usar a religião para o bem e respeitar as convicções de seus semelhantes. Além da elaboração de leis mais rígidas para punir os intolerantes. Afinal melhor que tolerar as escolhas do próximo é saber respeitá-lo e ser respeitado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás