Título da Redação: Tolerância é bom, mas respeito é melhor

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Selina Kyle


A intolerância religiosa no Brasil se deve a fatores históricos e principalmente ideológicos. A falta de respeito com doutrinas religiosas ou com a falta dela, no caso dos ateus, reflete negativamente na sociedade devido à violação do direito às escolhas individuais e o uso da violência, muitas vezes causada pelo fanatismo religioso.
O Brasil, ao ser colonizado por Portugal, apresentava um mosaico de religiões, entre elas, a politeísta dos indígenas, a católica dos portugueses e a umbanda dos africanos, trazidos para trabalhar como escravos na produção do açúcar. Desde então, surgiu um dos primeiros sinais de intolerância religiosa, que pôde ser notado quando os padres jesuítas desapropriaram a religião indígena, impondo o catolicismo.
Embora a maioria das religiões predique boas condutas e o amor ao próximo, quando associadas ao fanatismo se tornam perigosas. Desse modo a Sharia _conjunto de leis criadas de acordo com o Alcorão_ seguida pelos muçulmanos, ilustra um caso extremo da falta de respeito às escolhas individuais, pois qualquer um que negue seguir essas leis no estado é rotulado como infiel e pode ser processado por um crime, o qual de acordo com a Sharia acarreta pena de morte. Logo a intolerância causada pela diferença entre religiões e o objetivo de espalhar uma crença através do uso da violência é o que deu origem a Guerra Santa.
Tendo em vista as consequências acarretadas pela intolerância religiosa, a qual fere as leis de um país laico, fica evidente a necessidade da elaboração de leis mais rígidas para punir os intolerantes, e de uma reavaliação da proposta de ensino religioso nas escolas como uma forma de expor as diferentes crenças e através do conhecimento desenvolver o respeito a cada uma delas, a fim de erradicar futuros embates religiosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás