Título da Redação: Teoricamente, laico

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Marina Gregória


O Brasil é declarado um país laico e democrático, mas não parece. Os ataques físicos e morais às várias religiões daqui demonstram a falta de tolerância da sociedade. Ora, se essa recebe uma educação voltada a certos preceitos, no entanto não respeita os de outrem, fica difícil considerar tal lugar- mesmo miscigenado- tolerante.
Prova disso são as discriminações contra os fiéis da umbanda e candomblé. Além deles sofrerem danos morais, seus terreiros são destruídos e seus artigos cerimoniais queimados todos os anos. E, os brasileiros não são só intolerantes quanto ás religiões internas. Assim, o preconceito se estende contra o hindu por reverenciar a vaca e mulçumano por rezar em direção à Meca. Os ateus, também, são vítimas de religiosos fanáticos que julgam absurdo a ausência de crença. Esse sentimento de superioridade de um grupo em relação a outro é a causa de conflitos que chegam a ameaçar a vida. Como foi o caso das heresias, durante a Idade Média, e hoje, isso é estendido através de guerras armadas entre povos que admitem seus princípios serem os melhores.
Apesar de tanto sincretismo no país, essa intolerância permanece. Na verdade, a religião do próximo, é na maioria das vezes, uma mentira que deve ser contestada. Assim, se os católicos desrespeitam a crença baiana, não veem tanto mal nisso porque é em “nome de Deus”. Porem, é essa adversidade e falta de bom senso que constroem uma sociedade pautada em desprezo ao outro e incapaz de raciocinar o quanto é bom ter um país rico em culturas, as quais deveriam ser motivo de aprendizado sobre os diversos modos de pensar .
Ensinar isso às futuras gerações é, portanto, uma boa forma de minimizar tantas contradições. Para isso, a família e a escola devem associar uma educação baseada no sincretismo e não no individualismo. Seria de suma importância educar para o respeito às diversas manifestações religiosas existentes. Assim, será mais possível aceitar as múltiplas formas de expressão, sem superioridade ou violência.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás