Título da Redação: Religião: união ou divisão dos povos?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Beatriz Loures


A intolerância é um preocupante fator que vem atingindo a maioria das pessoas na sociedade atual. Acredita-se que isso é conseqüência de uma sociedade desunida, dividida por opiniões distintas. Com isso, uma parcela alarmante dessa intolerância, é com a religião, que está tirando vidas, por uma não aceitação com a crença do proximo.
Essa divisāo de religiões vem da Reforma Protestante, que foi a ruptura com o cristianismo e teve um papel decisivo na redefinição da mentalidade do homem moderno e ocidental. Dela surgiram várias outras religiões, cada qual com seu ideal e interesses próprios.
Hoje, é comum se esbarrar com os mais diversos centros religiosos por onde se passa. Atuando na maioria das vezes como uma "proteção social", formam-se por uma comunidade de fiéis que se identificam com as colocações de cada religião ou credo.
Essa cultura de religiões, que conforme suas normas seriam criadas para unir os povos, não vem cumprindo totalmente seu papel.
Vê-se que muitos centros religiosos são procurados por fins de buscar uma força superior para viver uma vida 'iluminada', ou mesmo como refúgio de 'perdições do mundo'. Porém o que está colocando um contra o outro no meio religioso é a não aceitação da religião do proximo, o etnocentrismo: uma visão que toma a cultura do outro como algo menor, sem valor.
Vivemos em um país democrático, a liberdade de expressão é um dos sentimentos mais exaltados pela população, sendo assim a liberdade de escolher uma religião é sim um direito que deve ser respeitado por todos, como uma forma de aceitação e união e não preconceito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás