Título da Redação: Religião não se discute?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Lu Mendonça


Como diz o famoso ditado popular "Religião não se discute". Apesar desse ditado ser muito utilizado, esse é um tema constantemente discutido em conversas cotidianas, geralmente causando muita polemica. Aceitar crenças religiosas diferentes das suas não é algo fácil e nos últimos anos nota-se que a dificuldade de aceitação alheia tem sido cada vez mais difícil, sendo marcada por discriminações, rivalidades e até mesmo agressões, desde verbais a físicas.

Como um país formado por uma extensa mistura de culturas e raças, no Brasil, é possível encontrar uma variedade religiosa muito grande. Infelizmente, observa-se na historia brasileira, que não é muito presente a aceitação das diferenças alheias, pelo contrario, quando o assunto é crenças, temos uma historia marcada por preconceito e julgamentos sem fundamento, simplesmente por meras divergências de opiniões e tradições cristãs herdada de nossos colonizadores.

É claramente visto, que na maior parte das ocorrências registradas, não existe um verdadeiro conhecimento de outras religiões, apenas um xucro senso comum, o famoso pré conceito de algo que não se conhece a fundo. O fato é que já são existentes essas descriminações religiosas á muito tempo, entretanto, não são tão vistas, são mascaradas na mídia. As principais religiões que são vitimas de preconceito, são religiões de matriz africana, como o candomblé e umbanda.

Todos temos a liberdade de acreditarmos e seguirmos o que quisermos, expressar nossas opiniões e convicções conforme nosso direito de "liberdade de expressão. Porém, será que é justo nos expressarmos coagindo a liberdade de expressão de outros? Obviamente, ninguém é obrigado a concordar com ninguém, mas é mais do que necessário um respeito mutuo de todos. Podemos expressar nossos pensamentos de forma respeitosa e ordeira, sem precisar "atacar" fisicamente e verbalmente a integridade de outros, aceitar o que as pessoas são é preciso para uma boa convivência social. As manifestações contra a intolerância é o primeiro passo, para uma boa sociedade brasileira, com ordem e respeito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás