Título da Redação: País laico ou Intolerante?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Isabel Fernandes


País laico ou Intolerante?
O Brasil é um país rico em manifestações e crenças religiosas e por opção muitos não professam nenhuma fé. O Brasil foi constituído laico na primeira constituição da República, portanto é um país que se mantém indiferente as diversas igrejas que podem livremente constituir-se. Entretanto embates religiosos, movidos a agressão e desrespeito, vêm acontecendo no Brasil, levando-nos a refletir sobre a intolerância religiosa no país.
A intolerância religiosa é definida como um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas contra crenças e religiões. Nos últimos anos o país vem vivenciando ataques religiosos, como destruição de símbolos católicos por evangélicos, bullyng nas escolas contra evangélicos por suas crenças, cultos e vestimentas e a recente agressão física contra uma menina de onze anos, praticante do candomblé por dois homens supostamente evangélicos.
Fatos como estes mostram que existe forte intolerância religiosa entre aqueles que não professam a mesma fé. Há uma briga religiosa, onde os fieis atacam, agridem fisicamente e verbalmente em nome do seu Deus. A intolerância começa com a não aceitação da religião e liberdade de escolha do outro. Isso se dá pelo fato de que líderes religiosos pregam de que o seu deus é o verdadeiro que apenas a sua religião salva e que só ele levará ao paraíso. A alienação dos fieis, frente à aceitação de se pregar discurso de ódio, leva um país denominado laico a disseminar intolerância.
Diante do exposto, faz se necessário um plano de ensino nas escolas, onde seja ensinada a necessidade de respeito às diferentes religiões, promovendo debates críticos e construtivos sobre religião, tolerância e respeito. Pode ser apresentado para os alunos o conteúdo de cada religião, o que esta prega, seus costumes e crenças. Faz se necessário ainda uma reflexão filosófica e histórica sobre o tema, para que não mais tenhamos religiosos fanáticos e alienados disseminadores de intolerância e ódio.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás