Título da Redação: Os pesticidas são capazes de controlar os frutos venenosos?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Tainara Ferreira


Em terras produtivas, frutíferas, como o Brasil, em que “se plantando tudo dá”, muito se foi cultivado, árvores se desenvolveram, flores e frutos foram produzidos em larga escala, mas seriam todos perfeitos e saborosos ou alguns venenosos e podres? Infelizmente, estes, como pragas, estão se alastrando e contaminando os próximos, causando uma epidemia chamada intolerância religiosa, a qual se não for controlada, será devastadora.
É sabido que o Brasil é um país laico, em que o governo assume seus poderes e identidade sem a influência de religiões, logo é assegurado por lei a livre escolha religiosa, bem como a liberdade de expressão. Entretanto, sob posse dessas informações alguns brasileiros, frutos produzidos nessa nação, preferem não interpretar a lei, tapar olhos e ouvidos para o respeito e abrirem a boca para a intolerância e discriminação à escolha alheia. Desta forma, tem crescido o número de agressões verbais e físicas, tratamentos diferenciados ao outro, em decorrência da diferente crença ou ausência da mesma.
A prática da intolerância religiosa, de acordo com a legislação brasileira é crime de ódio e fere a dignidade humana, além de ser inafiançável. Todavia, as atitudes bárbaras de desrespeito ao outro e sua crença vem sendo exposta constantemente nos noticiários, como ocorreu por exemplo com uma menina de religião africana, que foi atingida por pedras arremessadas por evangélicos, a quebra de imagens em uma igreja católica por membros de outra religião, “bullying” sofrido por evangélicos e demais atitudes, antes raras vem se tornando cada vez mais presentes na sociedade brasileira, anteriormente conhecida pela convivência pacífica em meio a heterogeneidade.
Nesse contexto de análise, é cabível a questão: seria essa uma praga sem controle? Assim como pesticidas, o governo pode instaurar medidas que ajudem no controle e extermínio da intolerância, como por exemplo, através da mídia, expor diariamente curiosidades e informações sobre as religiões, permitindo maior acesso ao conhecimento, bem como fiscalizar e punir os crimes de intolerância, limitando, assim, a disseminação dos frutos podres e venenosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás