Título da Redação: Os novos Inquisidores

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Lauriane Agnolin


Historicamente, a religião exerceu funções de suma importância para os povos e a doutrinação estava diretamente associada ao poder. A Santa Inquisição foi o expoente máximo disso e de intolerância, no entanto, fragmentos desse período ainda são nítidos em nossa sociedade.
A ascensão e o protagonismo de grupos religiosos, segundo o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) o número de evangélicos cresceu 62% nos últimos anos, despertam preocupação em âmbito político e civilizatório, uma vez que teoricamente, o Estado é designado Laico e o temor pelo retrocesso é elevado.
Conforme dados do Disque 100, religiões de matriz africana são os principais alvos da violência religiosa no Brasil, extrapolando os limites dogmáticos e relacionando-se à ignorância e racismo. Embora não haja casos frequentes de extremismo religioso, vivemos em uma sociedade intolerante e conservadora, onde o que diverge da maioria é sentenciado.
Sendo os dogmas utilizados para fomentar discursos de ódio faz-se necessário, portanto, combatê-los através de uma mídia ativa e imparcial, canais de denúncias e participação de todos os cidadãos e principalmente por meio da educação religiosa pautada de maneira científica, para sabermos como pensam os grupos e não catequética.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás