Título da Redação: Os Caminhos de Uma Sociedade Intolerante

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Mari Medeiros


Um país laico e miscigenado como nosso deveria ser o modelo de civilização sem preconceito, mas na realidade não é bem assim. No mês de junho de dois mil e quinze uma garota de apenas onze anos foi apedrejada por conta de sua religião, o Candomblé crença vinda da África e instalada em nosso país, que não tem histórico de conflitos armados motivados pela religião, mas tem um grande percentual de preconceito camuflado.
O preconceito está vivo como nos tempos dos escravos em que os mesmos eram proibidos de dançar e de orar, ou quando os índios foram obrigados a serem catequizados. Essa intolerância religiosa já virou regra em nosso país, pois se você é de uma religião contrária ao seu vizinho vocês não podem se falar, é difícil achar alguém que seja evangélico e que mantenha amizade com um espírita, ou vise versa e se tornou comum o julgamento precipitado que os indivíduos fazem, é natural ouvir um comentário maldoso sobre um evangélico ou sobre qualquer outro religioso, éramos exceção na intolerância religiosa, mas nos tornamos a regra.
O preconceito é histórico e existe desde do começo das civilizações e a função do ser humano é disseminar a intolerância entre as diferenças para que assim possamos evoluir, mesmo tendo tantos avanços como temos hoje no século XXI ainda tem algumas pessoas que possuem a mente retrograda e essas pessoas difamam uma religião inteira, pois nenhuma religião, seita ou crença prega o ódio quem faz da palavra de Deus uma Guerra Santa somos nós mesmos, e toda essa intolerância e esse preconceito se da por uma coisa: pela ignorância e pelo medo do desconhecido.
Depois do acontecimento com a menina de onze anos, um pastor de uma igreja realizou uma passeata juntando pessoas de várias crenças distintas e com isso mostrou que é possível unir essas crenças. Para a saída dessa ignorância seria preciso uma reeducação de valores utilizando, como por exemplo cartilhas que tivessem o objetivo de ensinar a população sobre a diversidade religiosa e mostrar que somos uma comunidade, essa ideia de respeito religioso deveria ser ensinada nas escolas com palestras abertas á alunos, pais e mestres, pois quanto mais informação ter sobre o assunto menos ignorância existirá e com isso menos atos preconceito serão cometidos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás