Título da Redação: O problema da religiosidade

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Cecília Murta


Redação
Tema: A (in)tolerância religiosa no Brasil

No Brasil atual, nota-se uma grande diferença entre fiéis e ateus. A tolerância religiosa em solo brasileiro tem sido continuamente admirada por muitos. Após a Reforma Protestante contra a Igreja Católica, outras denominações lutaram brava e dignamente para que pudessem ser aceitas na comunidade. No entanto, ainda há indícios de que a convivência pacífica entre católicos, protestantes e ateus tem sido cada vez mais difícil e improvável. Os ateus que não respeitam a opinião dos que são fiéis, acabam em manifestações públicas, preconceito e desrespeito, ofensas, ameaças, maus-tratos, entre muitos outros.
Avaliando de um aspecto diferente, a intolerância religiosa, por si só, é inaceitável. Seja lidando com orientação sexual, etnia, estilos e crenças. Chega a ser comportamento criminoso e racista, sob código penal. As igrejas não são capazes de viver pacificamente entre si, muito menos com quem não compartilha das mesmas ideias.
Diferentes dos que não acreditam, os cristãos não chegaram ao ponto de sair caminhando pelas ruas das cidades, com manifestações de ódio por homossexuais, negros ou estrangeiros. Apenas com caminhadas pacificas contra a intolerância religiosa, contando com o apoio e a colaboração da sociedade.
A solução está na educação. Se todos forem devidamente educados em casa, para que respeitem as escolhas e opiniões de cada um, o número de manifestações cairia. Fato que não deixa de ser obrigação para aquele que diz ser cristão: amar o próximo, respeitar suas escolhas e não tentar fazer com que mudem à força. A religião é bem vinda à sociedade, desde que não se torne corrupta, autoritária, violenta ou superior a todos. O Brasil é um país democrático e laico. É direito de cada um fazer suas escolhas e seguir seu próprio caminho, sempre respeitando a decisão dos outros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás