Título da Redação: O exercício do respeito em prol da tolerância religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Igor Araújo


A intolerância religiosa no Brasil é um fenômeno evidente desde o Brasil Colonial, quando os portugueses chegaram ao Brasil e impuseram a religião católica aos nativos, reprimindo quaisquer expressões religiosas diferentes. Assim, apesar da Constituição permitir a liberdade religiosa e o livre culto, presencia-se até hoje diversas situações de intolerância na sociedade brasileira, demandando soluções que promovam o respeito.
O Brasil encontra-se num pretexto de enorme contradição no que diz respeito à tolerância religiosa, visto que esta é prevista constitucionalmente mas é coibida por nossos representantes políticos, uma vez que uma parcela destes pronunciam-se com discursos preconceituosos e repressores de outras religiões. Desse modo, compreende-se que o problema da intolerância ainda não foi vencido e é reforçado pela sociedade, que promove representantes com visão semelhante à da maioria e levam seu comportamento como exemplo.
Segundo o sociólogo francês Durkheim, nós não enxergamos nossos próprios preconceitos. Isso é perceptível em nosso cotidiano ao presenciarmos situações de repressão religiosa por parte dos cidadãos e estes justificam que respeitam, mas não querem conviver com pessoas com crenças diferentes das suas, o que exemplifica um preconceito que os próprios repressores se negam a enxergar.
Nessa perspectiva, é imprescindível que o Poder Público implemente fóruns reais e virtuais com antropólogos e sociólogos que promovam discussões a respeito da liberdade religiosa e promovam o pleno respeito independente do credo individual. Não menos importante é a participação da sociedade a partir das relações sociais a fim de reproduzir o discurso do respeito e da tolerância, que ao se propagar pelos diversos meios, irá influenciar muitas pessoas a seguirem tais ideias, rompendo com o paradigma do preconceito que se encontra presente atualmente e promovendo um melhor convívio entre todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás