Título da Redação: O brasil é laico menos o brasileiro

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Carolina Carolina


A religião não foi algo que aconteceu acidentalmente com o ser humano, ela foi uma consequência obrigatória do desenvolvimento humano. Historicamente, a religião já esteve relacionada com inúmeras passagens de guerras, tristes atrocidades e fatos que se pode concluir que foram repletos de intolerância.
O Brasil é um país essencialmente cristão, porém existe uma enorme diversidade de crenças. Embora seja um país que constitucionalmente assegura a liberdade religiosa, são comumente atos de intolerância que chocam a sociedade. Recentemente uma menina de 11 anos praticante de candomblé foi agredida por dois homens que portavam bíblias na mão e que supostamente pertencem a seitas cristãs evangélicas ou neopentecostais.
As religiões que tem a sua origem as matrizes africanas são as que mais sofrem esse tipo de preconceito, pois, como a escravidão no Brasil ainda faz parte de um passado recente, essas religiões por estarem ligadas ao negro e ao pobre e a uma cultura que é pouco propagada, causam medo tornando-se tabus religiosos.
A intolerância está ferindo não só os brasileiros, mas está matando pessoas inocentes todos os dias no mundo todo, em atentados à bomba, em protestos violentos onde a palavra de ordem é o ódio. Palestinos não aceitam a existência do estado de Israel, judeus não aceitam a criação da Palestina. Mulçumanos contra cristãos, cristãos protestantes contra cristãos católicos, evangélicos contra espíritas e assim por diante.
Portanto, é necessário Trabalhar a intolerância quando as pessoas são ainda crianças já que estão em processo de educação. Como o preconceito está enraizado no povo brasileiro seria ideal as escolas e as famílias instruírem as crianças sobre a vasta diversidade religiosa existente. Para que aja um respeito mútuo entre os praticantes da fé, seja ela qual for.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás