Título da Redação: Nem melhor nem pior, apenas diferente

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Leonardo Toledo


Uma característica que destaca o homem perante os outros seres vivos é a facilidade de reconhecer padrões. Porém, até então, o ser humano não conseguiu desvendar tudo ao seu redor e, para achar uma explicação, inventou a religião. Esta, datada desde o período paleozóico, possui incontáveis vertentes e, consequentemente, a disputa, muitas vezes nociva, para defender e ascender sua crença diante das outras.
Certo indivíduo, ao ver um filme pelo qual se apaixona, por exemplo, logo corre aos amigos e começa a enaltecê-lo e recomendá-lo. Com a religião, analogicamente, ocorre o mesmo: cada um defende e difunde sua crença e, de fato, é algo completamente saudável. Todavia, a partir do momento que isto torna-se um fanatismo, é acompanhado de intolerância aos divergentes, preconceito, e, eventualmente, violência.
Ademais, além da intolerância para com outras religiões, há também contra o ateísmo. Este, sofre preconceito não só de fanáticos, mas de uma parcela muito maior, ocasionado pela generalização do ateu como um indivíduo egoísta e não-confiável. Tal conceito não possui qualquer fundamento, pois, na verdade, uma pessoa deve ser definida por suas ações, e não por suas crenças.
Fica evidente, portanto, que crenças divergentes não podem ser vistas como adversárias, mas como variáveis de um mesmo elemento- religião. Deste modo, além de maior rigorosidade e mais efetiva aplicação das leis existentes, a igualdade de toda e qualquer instituição religiosa perante estas far-se-á de extrema importância. Outrossim, a maior aceitação das pessoas de conviver com suas diferenças será um enorme passo para a transformação do Brasil no estado laico que, ideologicamente, deveria ser. Assim, cada um que sentir a necessidade de explicar o inexplicável, o fará do modo como preferir.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás