Título da Redação: Livrai-nos do mal da intolerância religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ana Kurmann


O Brasil, um país constitucionalmente laico, apresenta uma mistura de crenças e religiões muito fortes que divergem entre si. Apesar da predominância católica, esta não é a única religião significativa na vida dos brasileiros; crenças protestantes, evangélicas, outras seitas cristãs, candomblé e muitas outras, apresentam grande número de adeptos. Porém, não há respeito e tolerância para com seus membros.
Segundo a constituição de 1891, o Brasil não possui vínculos com nenhuma religião, nem possui crença oficial. A única vez em que isso ocorreu foi durante o I Império, segundo a constituição de 1824, quando a religião Católica Apostólica Romana foi considerada a oficial do período imperial. Já naquela época religiões como candomblé e islamismo eram reprimidos.
Ainda hoje, no século XXI, a intolerância religiosa é forte e extremamente presente no país e no mundo. Cada pessoa tende a crer que sua crença é melhor que a dos outros ou que é mais importante e por isso se dá o direito de não aceitar a religião do próximo. Há ainda a contrariedade aos ateus, que por não acreditarem em um ser superior são considerados pessoas sem valores e até de má índole.
No Brasil não observamos grandes conflitos religiosos. Na África e Oriente Médio, no entanto, são situações rotineiras. Diversos grupos radicais islâmicos estão em guerra com outras religiões, não tolerando seus dogmas e espalhando terrorismo. A intolerância presente nos brasileiros não é violenta, mas desrespeitosa do mesmo modo. A depreciação e até mesmo a supervalorização de uma religião são maneiras ‘pacíficas’ de demonstrar o repugno.
Não é por ser um país laico que a população deve ficar inerte à intolerância. Cada pessoa tem o direito de escolher no que acreditar e merece ser respeitada por isso. A intolerância abrange todas as religiões e os que não crêem em nenhuma delas. Sendo assim é dever dos cidadãos praticarem a tolerância, uma vez que todos estão inclusos nessa imensa demonstração de desrespeito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás