Título da Redação: Limiar Da Expressabilidade

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Tarik Mouallem


No mês de janeiro deste ano, um ataque ao jornal francês Charlie Hebdo fez o mundo refletir sobre a liberdade de expressão no limiar da intolerância religiosa. Se por um lado dois homens mataram doze pessoas, por outro, cartunistas satirizaram de insistidamente Maomé.
No Brasil, graças a grande diversidade cultural, casos de tamanha violência não são observado. Todavia, há sim ocorrências de preconceito sobre certas crenças. Em geral, ocorrem com religiões menos características do espaço brasileiro, como o candomblé. Indo de ofensas verbais até depredação de templos, este comportamento é inaceitável.
O Estado deve agir de forma laica, sem distinção religiosa. Legislar sob leis divinas seria um retrocesso á idade média, onde a religião do rei deveria ser a legião do povo. Nesta época, a igreja católica, por meio da inquisição, torturava e queimava na fogueira aqueles que se opunham frente a doutrina cristã. Apesar de centenas de anos terem passados, atitudes semelhantes são praticadas em certos países do oriente médio, onde extremistas não respeitam a liberdade alheia,
Em suma, a liberdade religiosa tem aumentado no decorrer dos últimos séculos, apesar de uma intolerância conservadora. No Brasil, apesar de pequena, esta intolerância deve ser tratada como os outros preconceitos: racismo e homofobia. Educar os jovens sobre os cenitos de liberdade e igualdade é fundamental para que leis penais sejam cada vez menos necessárias.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás