Título da Redação: Liberdade religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Wislaine Cardoso


O Brasil é um país com diversas religiosidades, mas infelizmente a liberdade religiosa que é direito de todos os cidadãos não é cumprida. O estado por ser laico é o principal violador do direito desta liberdade, visto que a simbologia de religião em órgãos governamentais existe. A laicidade sendo exercida é o suficiente para se criar uma sociedade religiosa igualitária.
A função de um estado laico é manter a neutralidade perante as religiosidades, sem dar privilégios ou proibição da profissão da fé dentro do pluralismo brasileiro. Na prática há diversas situações que fragiliza está laicidade, como a presença de crucifixo e imagens religiosas dentro de alguns supremos tribunais e hospitais públicos, a expressão ‘Deus seja louvado” escrita no dinheiro brasileiro, e a concessão para determinados grupos religiosos usar meios de comunicação em massa como rádio e televisão para o proselitismo. Todos esses feitos contribuem para desequilibrar a liberdade religiosa, pois com estes atos o governo mostra privilegiar uns grupos religiosos em detrimento de outros.
Como consequência surgi a dificuldade de um grupo religioso em aceitar o que contraria seus princípios éticos, uma relação mais típica verificamos entre o cristianismo e espiritismo, neste caso a crença que menos tem adeptos e privilégio é discriminada e desrespeitada. Está intolerância além de ser criada dentro das igrejas surgi nas escolas, que pelo acordo criado entre a república federativa e a santa Sé, o ensino religioso constitui uma disciplina curricular em escolas públicas de ensino fundamental, mas normalmente o professor que leciona esta matéria tende a dar ênfase a sua religião incutindo valores religiosos nas crianças que não parte de sua escolha, visto que elas ainda estão na fase desenvolvimento de um pensamento crítico.
Assim conclui-se que a laicidade posta em prática irá diminuir a intolerância religiosa e se ter liberdade de religião. O uso de simbologia deve ser banido de todos órgãos públicos e a frase usada na célula do real não necessita estar ali, quanto ao ensino de religiosidade em escolas, todos os estados deveriam reagir como São Paulo que obedece a lei federativa, mas a adaptou em lei municipal no qual deve ser ensinado somente as origens históricas das religiões, enfatizando a questão da tolerância ativa. Se termos a eficácia de um estado laico a liberdade religiosa deixará de ser um desejo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás