Título da Redação: Intolerância Social

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Fernanda Silva


Desde o período colonial, a religião trazida de Portugal pelos jesuítas foi aplicada aos índios nativos que apesar de já terem suas crenças foram obrigados a se catequizar. Essa catequização se obteve com o intuito de tentar manter os índios submissos a seus anseios. Como pode ser observada, a intolerância está presente desde tempos remotos e continua em pleno século XXI, essa não tolerância deve acabar.
A religião implantada com a colonização foi o catolicismo que vem crescendo continuamente, além dessas encontra-se hoje no Brasil o protestantismo, candomblé, testemunha de Jeová dentre outras. Com tanta diversidade religiosa é preciso que haja respeito, afinal viver em sociedade é conviver respeitando as diferenças.
E, parando para observar o problema esta na palavra respeito, a falta dele é tão grande que faz com que o ideal de se viver em uma sociedade laica, não faça nenhuma diferença, a religião chega a ser imposta, sendo que esta não deve ser escolhida por ninguém a não ser por si próprio, o caso da aluna do Rio de Janeiro que sofreu preconceito ao colocar em uma pesquisa de aula que sua religião era o candomblé foi tão impactante que ela decidiu mudar de colégio.
Atitudes como essa não deve mais ocorrer, por motivos de falta de tolerância foi criada em 2007 uma lei onde é considerado crime a discriminação cometida contra religiões. Sendo proibida a vedação da entrada de pessoas com religiões opostas, recusar atendimento em restaurantes, impedir acesso a entradas sociais, negar emprego entre outras proibições.
Por conseguinte, se pode notar que medidas estão sendo tomadas para que esse preconceito diminua. Porém é necessário mais atitudes, como essa lei se tornar mais rígida e ser veiculada para população, que em muitos casos nem sabe que esta existe ser colocada em pauta na educação que em vez de colocar uma matéria de ensino religioso que fala apenas do catolicismo mudar para que esta ensine a tolerância entre religiões para que todos possam participar e desde novos aprendam a ter respeito, será um bom início para começar a repeitar o próximo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás