Título da Redação: Intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Mari Sacchi


A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas contra crenças e cultos. Há registros de tal repressão desde a colonização brasileira, no qual escravos africanos eram proibidos de praticar suas doutrinas e quando Padre José de Anchieta organizou expedições jesuíticas para catequizar índios politeístas.
A liberdade de expressão e de culto é assegurada pela Constituição Federal, no qual inclui os direitos de criticas a dogmas e encaminhamentos de uma fé, porém crítica não é igual à intolerância. Todavia, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo crente a qual é direcionada.
O Brasil é um país de Estado Laico, ou seja, há uma separação entre Estado e igreja, assegurando, teoricamente, uma governabilidade imune a influencia religiosa. É considerado também uma nação pacifica, sem históricos de guerra, diferente de países como Iraque e Afeganistão que, por motivos de crenças, já travaram inúmeras guerras civis.
Apesar de notícias apresentando casos de incompreensão religiosa no Brasil, isso não torna uma “regra”, mas sim exceções. O ensino nas escolas das diversas religiões no mundo propicia tanto o conhecimento quanto prega a tolerância. É importante que os pais discutam com os filhos sobre esse tema e ensine-os a respeitarem as diferenças de cada individuo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás