Título da Redação: Intolerância religiosa: desordem e retrocesso

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Aninha


O Brasil como sendo um país democrático e gigante por natureza abrange uma grande diversidade cultural associada à religiosidade. Porem como regra, um país com tamanha variedade religiosa desencadeia uma intolerância camuflada, baseada em ofensas e tratamentos diferenciados para com aqueles que apresentam crenças distintas ou mesmo quem não tem uma opção ideológica. A intolerância, por si só, já é inaceitável, tratando-se de comportamento criminoso que deve ser punido como manda a lei.
Desde que o Brasil tornou-se república foi dado o direito de liberdade de expressar pensamentos e crenças em uma sociedade agora laica. Mas ocorre um retrocesso cada vez que um fanático age de forma ofensiva e ate violenta para coagir a religião do outro. Essas pessoas de fato não representam a sua religião, pois qualquer religião que venha proferir o ódio deixa de ser religião. Por isso é assegurado como liberdade de expressão o direito de criticar dogmas, mas destacando que criticar não é o mesmo que intolerância.
Os ataques são cada vez mais constantes; - manifestações de preconceito na escola e no trabalho, ofensas pessoais, ameaças e muitas vezes agressões físicas. Todo esse fervor religioso é uma arma assustadora, sempre a disparar a quem apresente um modo diverso, dividindo a sociedade entre pros e contra. Na realidade a religião do próximo é visto como um amontoado de falsas idealizações. Não é assim que pensa o evangélico quando vê as manifestações do candomblé? Ou os o politeístas, ao ouvir que existe apenas um Deus? E o católico ao saber que um homem bomba explodiu em nome de Alá? Não se trata de uma opção ideológica, pois o mesmo mecanismo intelectual que leva um a crer leva o outro a desacreditar.
Sem a mobilização da sociedade para intervir nos acontecimentos, o numero de ocorrências aumentará gradativamente. Contudo é preciso contar com o apoio da justiça em exercer leis, punindo aqueles que apresentem atos de desrespeito aos direitos humanos. Também é papel das escolas e da família educar as crianças a tolerar a diversidade religiosa, para que o país faça justa a frase que leva na bandeira “ondem e progresso”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás