Título da Redação: “Guerra Santa” no século XXI

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Vanessa Lucena


No processo histórico do Brasil está imbricada a miscigenação de diversos povos e culturas. Com isso, religiões de todo mundo foram trazidas para cá, refletindo na variedade de rituais que se perpetuam por gerações. Porém, essa diversidade vem sendo desrespeitada e o Estado, dito laico, é na verdade tendencioso ao catolicismo. Neste contexto, emerge a intolerância de crenças que embasa os conflitos religiosos.
O calendário brasileiro herdou uma série de feriados e ritos católicos, afirmando o catolicismo enquanto doutrina a ser seguida e desconsiderando a diversidade de crenças do país. Diante disso, alguns rituais são inferiorizados por indivíduos que usam a fé como justificativa para perseguição daqueles que não partilham do mesmo credo. Assim, seguidores da umbanda, espíritas, católicos, dentre outros, acabam entrando em discussão para impor sua fé, ocasionando revoltas e violência.
Esses conflitos religiosos resultam da incapacidade humana de respeitar a crença alheia. Neste contexto, emergem provocações absurdas que atentam à fé de certos grupos, como a revista revolucionária francesa “Charlie Hedbo” que ridicularizou os preceitos do islamismo. Tal cenário, lamentável, não está distante da realidade brasileira, uma vez que seguidores da umbanda, principalmente, sofrem agressão em conflitos doutrinários. Estes podem culminar numa “guerra santa”, na qual o objetivo é impor suas religiões, utilizando a fé como pretexto.
Desta forma, cabe ao Estado promover uma cultura de respeito e paz, através da regulamentação de leis que garantam a liberdade de expressão cultural e religiosa. Além disso, o ambiente escolar tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes. Assim, cabe a essa instituição enfatizar o ensino religioso não tendencioso, apresentando a riqueza de crenças do país e educando sobre o respeito à diversidade doutrinária.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás