Título da Redação: Fé + respeito = Religião

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Francisco Loureiro


Sem dúvidas, “a religião é o ópio de um povo”. O fenômeno histórico criado para refúgio espiritual, vive hoje um momento de histeria. A fé não importa mais a si próprio, e sim ao mundo, aos impuros. Essa é a justificativa para matar e/ou morrer, como forma de “purgação” espiritual e divulgação da fé, e esse fervor não é indiferente no Brasil.
Maomé, Jesus, Alá, entre outros, pregaram em suas palavras um princípio básico: A paz. Com isso, cria-se um pensamento no mínimo contraditório. Quem defende essas doutrinas, em maior parte, são os mais radicais em suas revoltas e contra revoltas, chegando a um momento que remonta ao período dogmático medieval, no qual uma simples crítica às barbáries dos fiéis, era sinônimo de um herege a menos.
Ninguém reforça sua fé, purifica seu espírito e ganha seu lugar ao céu matando ou interferindo em outras crenças, pensamento ao qual sintetiza os embates religiosos no território brasileiro.. O cientista Carl Sagan diz em “O mundo assombrado pelos demônios”, diz que a superstição religiosa, com o seu enorme poder ideológico, leva as sociedades ao desastre. Levando em consideração essa afirmação, é fácil perceber que esse caminho só se encurta...
Em resumo, o fenômeno religioso foi criado com o intuito de levar ao fiel uma paz interior e um refúgio da vida material, muitas vezes árdua. Portanto, não existe a fé maior, o deus mais poderoso ou a melhor religião, o que deve existir é o respeito com outras crenças e visões de ser superior. Então, a liberdade de expressão do outro deve ser um princípio a ser considerado – e não atropelado – e trabalhado pelas diversas doutrinas existentes, a fim de estabelecer uma harmonia entre os crentes e o amor ao próximo, a base de qualquer religião.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás