Título da Redação: Eurocentrismo Religioso

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Andre Diniz


O preconceito com uma religião é muito mais do que uma ofensa à uma crença, se trata de uma ofensa a um povo, uma cultura, uma ideologia. Por conta da construção histórico-cultural do nosso País, com ideais atrelado ao catolicismo, a abominação de religiões afro-descendentes é refletida até os tempos atuais.
É perceptível no inconsciente do brasileiro, independente de religião, o preconceito contra costumes e rituais de culturas afro-descendentes. Isso ocorre pois a mentalidade católica eurocêntrica continua enraizada na sociedade brasileira, sendo associada a religiões malignas e demoníacas. Resultando assim, em um medo generalizado por ateus e em conflitos culturais e religiosos contra religiões afro-descendentes propostos por fanáticos.
Porém, tais conflitos não só prejudicam pessoas moralmente, mas chegam a prejudicar fisicamente. Por exemplo, terreiros que são atacados e destruídos por cristãos fanáticos. E não se limita em religiões afro-descendentes. Isso ocorre também com religiões indígenas. Foi divulgado na mídia, á um tempo atrás, um incêndio de um templo indígena atentado por um grupo de pastores.
Com isso, a ausência de uma harmonia entre religiões é prejudicial ao reconhecimento cultural e pode resultar em crimes. É necessário a conscientização dos religiosos, que passem reavaliar seus conceitos e a respeitar as crenças alheias - que afinal, é o que a maioria das religiões propõem. Mediante esses fatos, pode-se ser proposto a convivência em paz entre religiões diferentes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás